Dissertação

  • A presente monografia está inserida no âmbito da Psicopedagogia. Constatada, através de evidências coletadas em censos, escolas, questionários e clínicas psicopedagógicas a maior dificuldade dos meninos em relação às meninas nas séries iniciais, o estudo procura evidenciar os fatores psíquicos e culturais que justifiquem essa dificuldade, apoiando-se em preceitos da Psicopedagogia, da Psicanálise, da Epistemologia Genética e da Noologia Estruturalista. Publicado em junho de 2023.
  • Este estudo monográfico tem como objetivo estudar e analisar o impacto da obrigatoriedade da implantação do PEI nos processos de inclusão escolar no Ensino Fundamental I, das escolas públicas e privadas, do município do Rio de Janeiro, à luz da psicopedagogia institucional do pensamento do Tekoa, para investigar se existe uma correlação entre o perfil da escola e a implantação ou não do PEI. E ainda, levantar formas de auxílio às escolas nos processos de inclusão escolar. Publicado em março de 2023.
  • A brincadeira faz parte do cotidiano da criança. Ela brinca em diversos momentos e para diversas situações. Sozinha ou acompanhada de pequenos ou grandes grupos com vários objetivos, para se divertir, competir, estudar, até mesmo relaxar. Quando a criança brinca, ela projeta uma série de significados ao seu jogo através de suas palavras e ações, comunicando algo a quem estiver atento, criando diversas possibilidades, entre elas, a compreensão do seu desenvolvimento afetivo, cognitivo e social. Publicada em setembro de 2022.
  • O eixo condutor dessa pesquisa foram questionamentos referentes ao espaço físico oferecido nas escolas mediante a uma concepção de infância que concebe a criança um sujeito único, com particularidades e capaz de manifestar-se nas mais diversas linguagens. Buscando refletir sobre a lógica que permeia esses espaços, foram analisadas questões histórico-sociais que evidenciam as práticas encontradas mostrando-as distantes dos atuais anseios infantis. Fala sobre o significado social da escola apontando que por intermédio da organização espacial da instituição e da sua rotina são identificadas as concepções filosóficas, políticas e psicológicas que movem o ambiente, deixando-nos claro a importância do espaço físico na construção da subjetividade da criança. Publicada em dezembro de 2020.
  • O presente estudo buscou refletir sobre o sentido coletivo do trabalho e de sua evolução ao longo da história da humanidade, fazendo um paralelo com as políticas de inclusão social, existentes na Política Pública para as pessoas com deficiência. A pesquisa faz um resgate da história do trabalho e da relação desse com os diversos regimes político-econômicos experimentados ao longo de nossa história. Procura inserir, nesse contexto, os desafios alcançados pelas pessoas com deficiência com relação aos direitos sociais. Procuramos refletir sobre a situação da pessoa deficiente, tendo como cenário a questão social, baseada nas reflexões trazidas pela Antroposofia de Rudolf Steiner. Publicado em março de 2020.
  • A presente pesquisa busca investigar possíveis paralelos e contribuições entre a arte-educação e a psicopedagogia. Especificamente, a arte-educação praticada no Projeto “Eu Sou”, projeto social para crianças e adolescentes localizado na favela do Jacarezinho, no Rio de Janeiro, e a psicopedagogia exercida no Tekoa, Centro de Estudos de Aprendizagem, também no Rio. Investigamos a possibilidade de utilizar elementos da metodologia do projeto numa intervenção psicopedagógica, clínica ou preventiva. E vice-versa, verificando de que forma a psicopedagogia poderia oferecer um suporte teórico-prático para o projeto, favorecendo a atuação dos arte-educadores em casos mais críticos.   Palavras-chave: Psicopedagogia; Arte-educação; Projeto social   Publicado em março de 2019.
  • Esta pesquisa cujo título é “Triagem telefônica psicopedagógica, desenvolvimento da escuta clínica e formação em Psicopedagogia” está inserida no âmbito da Psicopedagogia Clínica e foca a questão da escuta clínica a partir de triagem telefônica psicopedagógica realizada no Tekoa como elemento de formaçāo na instituição. O estudo trabalha com a hipótese de que o instrumento triagem telefônica psicopedagógica do Tekoa seja um procedimento que favorece o desenvolvimento da escuta clínica na formação do psicopedagogo, uma vez que para selecionar as demandas de atendimento feitas à instituição o estagiário / psicopedagogo precisa praticar uma postura psicopedagógica que vem elaborando ao longo de toda sua formação. PALAVRAS-CHAVE Triagem telefônica e atendimento psicopedagógico; triagem telefônica e escuta clínica; triagem telefônica psicopedagógica e formação. Publicada em fevereiro de 2017.
  • A presente monografia estuda a função dos registros escritos integrantes das “Rodas de Conversa Operativa do projeto Circulando Memória”. O citado projeto constitui-se de um estudo de pós-doutorado de autoria de Maria Luiza Oliveira Castro de Leão que desenvolve uma técnica psicopedagógica de intervenção comunitária chamada, justamente, de “Roda de Conversa Operativa”. O objetivo geral do meu estudo monográfico é de analisar as características e funcionalidades de cada registro em função dos objetivos das Rodas de Conversa Operativa, especialmente como eles ajudaram ou não nas Rodas de Aprendizagem strictu sensu que ocorreram no ano de 2012 com grupos representativos da comunidade do município de Valença, Rio de Janeiro. Publicada em novembro de 2016.

Título

Ir ao Topo