Trecho
Ao pensarmos no amor da mãe em relação a seu (sua) filho (a), colocamos o foco nessa relação primeva trazendo um questionamento quanto ao amor materno incondicional: trata-se de um mito?
O tema abrange questões fundamentais e tem presente a evolução sócio-histórica e cultural da imagem mãe – filho (a) ao longo dos séculos, o reconhecimento da mulher e da criança em suas subjetividades e o contexto vigente nas diversas épocas a serem enunciadas.
Também os mitos merecem um olhar mais acurado, identificando aqueles construídos na antiguidade clássica até os enunciados na sociedade contemporânea.
Na interlocução com autores que se dedicam ao estudo dos mitos, em diversos contextos, citamos algumas de suas ideias e conceituações a respeito.
Autoria
Irles Maria Araujo Braz possui graduação em Pedagogia pela Universidade do Estado da Guanabara (1966), graduação em Nutrição pela Escola Central de Nutrição (1968), graduação com Habilitação em Orientação Educacional pela Universidade Santa Úrsula (1971) e mestrado em Ciência da Motricidade Humana pela Universidade Castelo Branco (2005). Atualmente é professor da Faculdade de Filosofia Santa Dorotéia, professor visitante do Centro de Estudos Psicopedagógicos do Rio de Janeiro, e professor da Universidade Gama Filho. Tem experiência em pesquisa na área de Educação Física, com ênfase em Cultura e Corporeidade, em estudos de gênero, atuando principalmente nos seguintes temas: aspectos psicossociais, aprendizagem, grupo operativo, psicopedagogia e educação.